A Exchange não pertence ao Cripto

A Exchange não é algo que foi feito para existir com os bitcoins. O Bitcoin foi feito para transferências sem intermediários (ou p2p).

A Exchange não é mais do que uma "bancarização" do Bitcoin e das criptomoedas, com todos os riscos que a NetBanking atualmente dispõe e apenas a vantagem de obter algumas criptos (ou frações).
O Euro é uma moeda mas não é um sistema de pagamentos.O PayPal é um sistema de pagamentos mas não é uma moeda.O Bitcoin é uma moeda e um sistema de pagamentos.
Ou seja, uma Exchange funciona como um sistema de pagamentos "emprestado" (uma versão de PayPal).

A função da Exchange é a de criar um espaço de troca de Cripto por fiat sem termos de estar cara-a-cara com a outra pessoa e "emprestando" alguma da confiança (que ainda existe) na utilização de uma plataforma certificada (como acontece com o NetBanking)

Num mercado altamente desregulado (e que se pretende que assim seja), todos os dias somos bombardeados por novas Exchanges, casas de câmbio, Sites de apostas, consultores P2P, etc... Gente ou entidades que não fazem mais do que permitir obter um pouco do que representa o ecossistema das criptos.

Existem diversos perigos com as exchanges, vou listar:
  1. Se o bitcoin não está contigo (chave privada), pode acontecer algo com ele no caminho, hackers, problemas, bugs, site offline...
  2. O uso do Tether para transferências, uma moeda centralizada que supostamente está ligada 1:1 no dólar. Mas que a Tether já demonstrou a impressão louca deles e situações pouco claras.
  3. KYC (know your costumer), com Exchanges pedindo selfie com documento, cartão de cidadão, NIF, etc... O que pode ser usado contra ti no futuro, pelo o estado ou outros.
  4. Transferência alta em algumas exchanges por 100mil satoshi, o que é irreal no cenário atual.
  5. As DEX (Decentralized Exchanges) ou Exchanges Descentralizadas (o que seria mais próximo do que representa cripto) ainda estão numa fase muito embrionária e faltam-lhes escala e modelo de negócios definido.

Mas para muitos é um mal necessário e para quem não está disposto a usar o LocalBitcoins e efetuar compra presencial então a minha sugestão é recorrer aos mais conhecidos (Coinbase, Kraken, Bitpanda, CEX.io, Binance, etc...) - sempre digitando o link completo e muita atenção ao URL.

Para quem está a começar a minha sugestão é usar a Coinbase (https://www.coinbase.com/)


Sobre o White Paper do Bitcoin

Em fevereiro de 2018 publiquei, pela primeira vez, uma versão em Português (Europeu) do famoso White Paper da autoria de Satoshi Nakamoto.

Esta versão não foi revista pelo que todas as criticas e contributos para melhorar a tradução serão sempre bem vindos.

A tradução surge pelos seguintes motivos:

  1. na necessidade de existir uma versão em Português (Europeu). Posso estar enganado mas, à data de publicação da minha versão, não existia nenhuma tradução disponível;
  2. como ferramenta educativa, o Paper de Satoshi é excelente, explica de uma forma muito clara a ideia que está por detrás do Bitcoin e o seu contributo na resolução do "Double spending problem"; e
  3. é de análise interessante não só pelo que ele disse como, pelo que ele não disse, p.ex. ele não define em nenhum ponto do seu paper que o limite máximo de emissão de bitcoins deverá fixar-se nos 21 milhões e ele não chega a fazer referência a quaisquer limites da dimensão dos blocos (que é a base da discussão Bitcoin Core Vs. Bitcoin Cash).

***Nota: Eu digo ele mas pode ser ela, eu escrevo em singular mas Satoshi Nakamoto pode muito bem ser uma equipa ou uma organização.

O link direto para a página com a minha versão do paper pode ser encontrada aqui.


Curso Fundamental sobre Bitcoin e as Criptomoedas

cursoBitcoin


O curso é livre e está disponível através do link: https://www.coursera.org/learn/cryptocurrency
São 13h20m do, provavelmente, melhor curso sobre Bitcoin, Blockchain e todo o ecossistema em torno do fenómeno Cripto. Em inglês mas com a possibilidade de incluir legendas.
Mesmo através do Coursera o curso não dá certificado. Mas garantidamente aprendem!
Atenção que o curso não é fácil, exige alguma dedicação da vossa parte
De resto, crédito para os professores que escreveram este livro como guia do curso: Free pre-release pdf
I – Intro to Crypto and Cryptocurrencies
II – How Bitcoin Achieves Decentralization
III – Mechanics of Bitcoin
IV – How to Store and Use Bitcoin
V – Bitcoin Mining
VI – Bitcoin and Anonymity
VII – Community, Politics, and Regulation
VIII – Alternative Mining Puzzles
IX – Bitcoin as a Platform
X – Altcoins and the Cryptocurrency Ecosystem
XI – The Future of Bitcoin?
E já serão uns entendidos no tema.

Volume de Transações de Bitcoin no Mundo

Trata-se de um infográfico que interessa a todos os divulgadores de crypto.

Não vale a pena procurar por Portugal porque estamos em 6º, no grupo "Rest of Europe", mas é óbvio que a nossa posição deverá ser muito muito baixa.

Com isto apenas consigo concluir que o nosso trabalho ainda está muito no inicio. A divulgação/promoção do uso de cripto ainda está na sua fase zero.

Nota1: Está-se apenas a contabilizar as transações via LocalBitcoins;
Nota2: A moeda de referência da fonte é o USD


Primeiro Post

Olá pessoal,

Este é o primeiro post do blog bitcoin!

Não é fácil em 2018 conseguir disponibilidade (domínios) para criar um blog sobre criptomoedas. O nome bitcoin foi propositado para estar o mais próximo possível de quem ainda está a dar os primeiros neste mundo (que cada dia que passa, torna-se cada vez mais complexo).

Mas vamos com calma e por passos (seguros).

Stay tuned


Grande dia!