O futuro das criptomoedas

A inconstância da variação do preço e o respetivo interessa das pessoas tem uma razão muito simples:
Enquanto as pessoas continuarem a pensar em euros sempre que investem em cripto elas nunca conseguirão retirar algum proveito desta revolução.
Em primeiro lugar, quem comprou em 2012 e pensou no curto prazo vendeu as suas moedas muito antes de ter ganho alguma coisa substancial

Em segundo lugar, porque Cripto não é sobre ganhar dinheiro, cripto é sobre a substituição de dinheiro.
(ganhar ou perder é simplesmente a taxa de conversão do momento)

Investir em criptomoedas é também apoiar uma revolução descentralizada e a construção de uma alternativa ao sistema financeiro que vai muito além do dinheiro. Falamos em contratos auto executáveis descentralizados (smart contracts), Dapps (utility tokens) e níveis mais elevados de segurança para todo o tipo de dados.

Também comprar Bitcoin começou por ser uma brincadeira ser valor nenhum. Bitcoin foi um sucesso porque conseguiu cumprir a sua promessa de ser uma alternativa às moedas, mas ainda falta cumprir tudo o resto...
Até agora apenas parte do potencial do Blockchain (a tecnologia que está subjacente ao Bitcoin) é que foi cumprido. O processo é longo e complexo, mas tal como os telemóveis também ao inicio eram simples, feios e pouco fiáveis, a paciência sempre foi o principal segredo do Investidor.

Por isso não se deixem iludir pelos Flash Crashes e as notícas especulativas de circunstância (táctica conhecida no meio como FUD - Fear, Uncertainty, and Doubt, com vista a agitar os preços), têm de olhar na perspectiva de médio/longo prazo. No médio/longo prazo o sistema monetário de todo o mundo está a ser "engolido" pelas criptomoedas. 


Claro que não o fim do dinheiro fiat (Euro, Dólar, Libra, etc...). Estas moedas têm um propósito de existirem e muito provavelmente não irão acabar, mas a sua preponderância como meio de pagamento EXCLUSIVO tem os dias contados.

Já agora deixo-vos aqui o link de um site que faz a comparação entre crypto e as restantes forma de pagamento: http://www.visualcapitalist.com/worlds-money-markets-one-visualization-2017/
(O infográfico é de 2017 mas não é muito diferente da realidade)

AC

O nosso primeiro Meetup


Olá pessoal,

Antes de mais, foi com grande satisfação que na quinta-feira realizámos o nosso primeiro Meetup. Não éramos muitos mas a conversa foi interessantíssima, com muitas ideias e grande entusiasmo. 

Quero também extender o meu agradecimento a todos os participantes e em especial ao nosso convidado - Vinicius Tex (especialista em Bitcoin, analista de redes e fundador do Instituto Brasileiro de Blockchain e Moedas Virtuais - site: https://ibmov.com.br).

Acredito que com este evento todos aprendemos e que seguramente que saímos todos um pouco mais ricos. E estou hoje, mais do que nunca motivado para continuar a ajudar a divulgar as criptomoedas e a tecnologia blockchain.


O tema foi: "Como dar os primeiros passos no mundo das criptomoedas” e tal como prometido aqui está o post com lista dos primeiros passos para quem as criptomoedas ainda é “um bicho estranho”.

Em primeiro lugar, a minha opinião é que só se realmente aprende o que são criptomoedas comprando e movimentando-as. Isto porque nós aprendemos melhor “fazendo” do que “ouvindo” ou “lendo”. E não é muito caro começar, no site Coinbase por exemplo, com pouco mais de 2 euros já se pode comprar uma pequena fração de Bitcoin.

Desta forma, tendo como exemplo a criptomoedas mais conhecida: o BITCOIN, aqui temos os passos que eu recomendo:

PASSO 1 -> OBTENHA UMA CARTEIRA DE BITCOIN
Existem vários tipos de carteiras de bitcoin, as mais seguras são as Carteiras Físicas (ou Hardware Wallets), mas para quem está a começar e não tem intenções de comprar grandes quantidades, deixo aqui a minha recomendação para cada tipo:

1.1 Carteira para telemóvel (ou Mobile Wallet)
Recomendação: jaxx

1.2 Carteira para computador (ou Desktop Wallet)
Recomendação: Electrum

1.3 Carteira Web (ou Web Wallet)
Recomendação: Blockchain.com

1.4 Carteira Física (ou Hardware Wallet)
Recomendação: Ledger Nano S

NOTA: Existe ainda a possibilidade de criar uma Carteira em Papel (ou Paper Wallet) através de um criador aleatório de endereços de bitcoin, como por exemplo o site WalletGenerator.net (site: https://walletgenerator.net)

PASSO 2 -> OBTENHA BITCOINS
(Neste passo já não vou ser tão exaustivo)

Não recomendo sites que ofereçam Bitcoin ou qualquer tipo de mineração. Recomendo apenas comprar através um site reconhecido, como é o caso da Exchange Coinbase (site: https://www.coinbase.com).
NOTA: Não são obrigados a comprar uma unidade de Bitcoin (que está atualmente em cerca de 5,5 mil euros) podem sempre comprar fracções de Bitcoin. No caso da Coinbase esta permite um mínimo de compra do equivalente a 2 euros (acrescido da respetiva comissão). Quanto à comissão, de acordo com o site estamos a falar de 3,99% (cartão de crédito) ou 1,49% (por transferência interbancária SEPA).

** Esta não é a forma mais económica para comprar Bitcoins mas a mais fácil (na minha opinião).

PASSO 3 -> O QUE EU POSSO FAZER COM MEUS BITCOINS?

3.1 Guardar ("hodling"). Por exemplo, transferir para uma paper wallet e deixar "esquecidos"

3.2 Comprar Produtos/Serviços em algumas das lojas em Portugal que já aceitam Bitcoins (o site http://coinmap.org pode dar uma ajuda)

3.3 Fazer Trading (não recomendo)

PASSO 4 -> MANTENDO-SE EM DIA COM AS NOVIDADES DO BITCOIN
Uma vez que os média tradicionais não são grande ajuda, segue uma lista de recursos e noticias sobre Bitcoin e Criptomoedas:

4.1 Noticas em português:
O site oficial "Bitcoin.org" - site: https://bitcoin.org/pt_BR/voce-precisa-saber
O maior site brasileiro de Criptomoedas "Portal do Bitcoin" - site: https://portaldobitcoin.com
A versão portuguesa do Cointelegraph (Brasil) - site: https://br.cointelegraph.com

4.2 Projetos nacionais:
Site notícias “Mundo Moedas” - site: https://www.mundomoedas.com
Site educacional “ZEF Blockchain” - site: https://zefblockchain.com
E já agora subscrevam o meu blog! - site: https://www.bitcoinportugal.net

4.3 Livro
Por último recomendo ainda o livro do meu amigo António Vilaça Pacheco, “Bitcoin: Tudo o que precisa saber”, disponível na Fnac (https://www.fnac.pt/Bitcoin-Tudo-o-que-Precisa-Saber-Antonio-Vilaca-Pacheco/a1622403)


E agora?

Agora é já altura de anunciar o próximo evento!

O próximo evento será em conjunto com o grupo "Bitcoin Talks and Blockchain" (de António Vilaça Pacheco) e será já no dia 20 de setembro às 18:30 no Cowork da Praia (em Carcavelos).



Localização:
Praia do Junqueiro, 3 loja B 227-597 - Carcavelos
(Entre a praia de Carcavelos e o Hotel Riviera. No piso 0 do Cowork da Praia)

Inscrição através do link: http://meetu.ps/e/FP1m5/bc86n/f

Custo: 2 euros

Conto com a vossa presença e tenho a certeza que será um grande evento.

Um abraço a todos,
António Chagas

Grande dia!