Uma solução para as FakeNews



Uma solução para o Fake News poderia muito bem ser o Blockchain.

O tema surgiu com a campanha eleitoral nos EUA, mas agora tem estado na ordem do dia devido às eleições no Brasil.

Sinceramente não aceito esta contestação por dois motivos:
1. O Fake News sempre existiu (embora as redes sociais potenciem a sua rapidez e multiplicação);
2. Se é usada como ferramenta para manipular votos a sua procura e denúncia não terá também o mesmo objetivo?

Todos contestam mas ninguém fala de soluções. Acredito que o motivo pelo qual não se fale de soluções seja porque ninguém quer sugerir em público a censura dos social media. Falam antes em bloqueios/suspensões às plataformas, a grupos (que o Facebook depois acaba por fechar) ou críticas à própria plataforma.

A minha opinião é que Fake News sempre existiu e sempre existirá. Quem transmite a informação não consegue criar um diálogo neutro, isso não existe na linguagem humana, só no código de programação.


Na informação jornalística e na história sempre existirão várias versões do mesmo acontecimento, mesmo quando os intervenientes não têm interesse em manipular a verdade. A questão das percepções joga aqui também um papel importante.

E qual seria a solução do Blockchain?

Não é uma solução direta!
O mecanismo de consenso da blockchain não nos diz a verdade, o que o Proof-of-Work faz é simplesmente tomar uma decisão rápida, no caso do Bitcoin, em menos de 8 minutos. Por exemplo, uma situação de gasto duplo (ou "Double Spending") em que eu transfiro para "A" e faço a mesma transferência para mim ("B"), se na criação do bloco a transação para "B" figurar com registo do tempo (ou "time stamp") anterior à transferência de fiz para "A", essa é a verdade do blockchain. Certezas só esperando mais 8 minutos para ter mais confirmações sobre qual das transações figura na cadeia principal.

Para mim, a solução para o Fake News é tão só aceitar que nem tudo o que se lê é verdade, isto faz também parte de uma aprendizagem coletiva, de aceitação à diferença e debate de ideias.
O ensinamento do Blockchain e do paper de Satoshi Nakamoto é a responsabilização (accountability). Não confiem em terceiros para vos selecionar/produzir informação, questionem a veracidade dos argumentos e procurem factos cruzados de múltiplas fontes.

AC

O estado dos media sobre as criptomoedas



O estado dos media sobre as criptomoedas

É com alguma tristeza que venho assistindo a estas notícias a serem publicadas pelos nossos media.

"Bitcoins. PJ do Norte faz maior apreensão de moedas virtuais de sempre em Portugal"

A Diretoria do Norte da Polícia Judiciária anunciou, esta quarta-feira, que apreendeu códigos de moedas virtuais no valor equivalente a 130 mil euros numa vivenda em Gaia, detendo um casal suspeito, naquela que foi a “maior apreensão” do País.

Apreensão de moedas virtuais? é a mesma coisa que dizer que houve uma apreensão de EUROS ou DOLARES. Não faz sentido nenhum!

"a moeda virtual é atualmente o meio mais utilizado para fazer “lavagem de dinheiro”.

Apenas a seguir ao DOLAR, o EURO, a LIBRA, etc....

"Em Portugal ainda não há regulação para a atividade da moeda virtual, mas o país é considerado “um país apelativo para a mineração do bitcoin”, refere fonte da Secção Regional de Investigação do Branqueamento e Infracções Tributárias."

Minerar em Portugal com preço a que está a electricidade! Já não é rentável minerar em Portugal à uns quantos anos.

“Temos inquéritos a correr em Portugal com estrangeiros a utilizar Portugal, porque é um país que permite facilmente abrir uma sociedade e uma conta bancária”.

Era bom que assim fosse. Infelizmente Portugal tem um sistema de criação de empresas extremamente burocrático e, apesar de iniciativas como a "Empresa na Hora", os últimos índices de Empreendedorismo não abonam muito em nosso favor.

A noticia saiu da LUSA e passou por quase todos os jornais Online Portugueses. Infelizmente ou felizmente poucos se aperceberam. Mas são estas notícias que ajudam a criam uma imagem negativa sobre as criptomoedas. 

Noticia: https://observador.pt/2018/10/03/bitcoins-pj-do-norte-faz-maior-apreensao-de-moedas-virtuais-de-sempre-em-portugal/

Grande dia!